segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Rosa do deserto: Como Cuidar.

Rosa-do-deserto ou lírio-impala é uma planta domesticada cujo nome científico é Adenium obesum. Se adapta facilmente ao clima seco e quente e consegue viver em lugares ensolarados.



Sobre a Rosa do deserto:

Nome Científico: Adenium obesum
Sinonímia: Adenium coetaneum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Lírio-impala, Adenium
Família: Apocinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: Perene


A Rosa do Deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Alcança de 1 a 3 metros de altura se deixada crescer livremente. Apresenta folhas dispostas em espiral e agrupadas nas pontas dos ramos. Elas são inteiras, coriáceas, simples, de forma elíptica a espatulada, verdes e com nervura central de cor creme. 
Raríssimas variedades apresentam variegações, com folhas creme, salpicadas de verde.

Florações podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira. 

As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degrades do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quádruplas e quíntuplas

A Rosa do Deserto é uma planta que desperta paixão em todo o mundo, da mesma forma que orquídeas, bromélias, cactos, suculentas, carnívoras e bonsais. Há colecionadores dedicados à esta fantástica espécie, que produzem plantas com caules excepcionalmente esculturais e florações magníficas.

Como cultivar

Ambiente

Local ensolarado. Elas gostam muito de sol, se cultivadas na sombra, as folhas torna-se amareladas, caem e não irão florir.

Vaso

Vasos ou bacias com largura maior que altura, bem drenados.




Substrato

O substrato deve ser bem drenado. A rosa do deserto tolera bem a água mas não gosta de solo encharcado, isso provoca apodrecimento das raízes e consequentemente a perda da planta se não percebido e tratado em tempo.

Pode-se utilizar um substrato pronto, próprios para rosa do deserto, que se encontra em floricultura ou então preparar seu próprio substrato misturando: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de carvão triturado e 1 parte de casca de pinus. 

Adubação

A adubação pode ser feita de diversas formas, um que  utilizo e gosto muito é o adubo de liberação lenta (OSMOCOT) que apresenta-se em forma de bolinhas que vão dissolvendo ao longo de 5 meses. 
Pode-se utilizar os adubos orgânicos e NPK a cada 15 dias. O adubo NPK é importante para a floração da planta. 

Regas 


Ao contrário do que se pensa, as Rosas do Deserto (Adenium) toleram bem a água. O que elas não toleram é a terra encharcada. Por essa razão, é altamente recomendado que a  cultivem em terra com alto nível de drenagem.
Elas devem ser feitas a cada 2 ou 3 dias de acordoo com a necessidade da planta. Se o solo estiver úmido no dia da rega,  aguarde mais 1 dia ou dois.  A necessidade de mais regas ou não, varia de acordo com  cada região. Em locais muito quentes e secos será necessário mais regas que os locais menos quentes. 
A dica é observe a umidade do solo, se estiver seco, regue. 

Replantio

Essa parte é muito importante. Para que a planta fique bonita é necessário um replante pelo menos uma vez ao ano. A raiz que é chamada de caudex, cresce muito pra dentro do solo, e para que fique bonita, desenterramos e subimos um pouco a cada replante.

Espero que tenham gostado das dicas. 

Deixem sem comentário e  suas dúvidas.

Inscreva-se no Blog e siga nas redes sociais:  
Facebook: @coisasdekaise
Instagram: @coisasdekaise

4 comentários:

  1. JA ACONTECEU DE AS FOLHAS SE FECHAREM,OU MESMO MURCHA DEPOIS DE UMA DEDETIZAÇÃO?E SE JÁ O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  2. olá. Com as minhas nunca aconteceu não pois normalmente uso produtos naturais. Veja a bula produto e se é adequado para plantas. Infelizmente não sei informar o que fazer. obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Obrigada!

    ResponderExcluir