sábado, 4 de fevereiro de 2017

Senecio crassissimus: Vamos saber um pouquinho mais sobre ele?




O Senecio crassissimus é uma espécie de planta da família Asteraceae e é endêmica em Madagáscar.

É muito utilizada como planta ornamentais por sua belíssima forma e folhas com as bordas arroxeadas.



Descrição

O Senecio crassissimus é um sub-arbusto erecto e perene de até 60 cm de altura e 45 cm de largura, com hastes espessas e púrpuras, com 5 polegadas de comprimento, cera, cinza-prateado, Folhas obovadas (ovado, porém com o ápice mais largo do que a base), com margens roxas vivas, viradas para fora. No inverno a inflorescência sobe das pontas da haste até 60 cm (2 pés), tendo uma cabeça aberta ramificada de flores amarelas brilhantes semelhantes às margarida.
imagem retirada de http://worldofsucculents.com/wp-content/uploads/2016/10/Senecio-crassissimus-Vertical-Leaf-Senecio4.jpg
Senecio crassissimus




Retirado de http://worldofsucculents.com/wp-content/uploads/2016/10/Senecio-crassissimus-Vertical-Leaf-Senecio3.jpg
Senecio Florido




Como crescer e cuidar

Essas plantas são extremamente tolerantes à seca. Eles precisam de água, durante o verão, mas não deixe o solo encharcados por períodos prolongados. Durante o inverno, quando elas entram em dormência, permitir que o solo fique seco entre regas . Se eles estiverem  crescendo em solo arenoso, os nutrientes terão de ser repostos 1 vez ao ano. A grande quantidade de fertilizante pode causar estiolamento da planta.

Você pode podá-los na parte em que  o caule é mais firme, e no início da primavera . Aproveite para fazer mudas através das estacas que foram podadas.
Eles podem ser cultivados diretamente no solo ou em vasos. Quando cultivados em vasos, deixe em local bastante ventilado e ensolarado. 


Reprodução


As plantas podem ser divididas ou replantadas no início da primavera.

O Senecio pode ser cultivado a partir de sementes, estacas de folhas ou estacas de caule. As sementes preferem temperaturas quentes e umidade constante para germinar. A reprodução por folha também é simples, basta retirar a folha sem quebrar a base e depositar sobre a terra com a base da folha levemente enterrada (não regue demasiadamente para não apodrecer). As estacas, devem ser retiradas na fase de crescimento ou seja, primavera ou verão. Enterre as estacas em terra misturada com areira (1 parte de terra para 2 de areia grossa) para facilitar o enraizamento.

Estaca por folha (enraizada)





Aproveite agora que já sabe um pouquinho mais sobre essa planta maravilhosa e comece a cultivar uma também.


11 comentários: