quarta-feira, 1 de março de 2017

SORTEIO!!! 1000 incritos

Olá Pessoal!!
Está ocorrendo um sorteio de 15 sementes de Rosa do Deserto (Adenium obesum) em no nosso canal do YouTube. 
Quer participar? 
Veja as regras e boa sorte!




sábado, 18 de fevereiro de 2017

Suculenta - mudança de vaso #parte 1

As suculentas são plantas fáceis de cuidar mas exigem alguns cuidados para que permaneça sempre bonitas e não apodreçam. 

Neste vídeo, mostro como faço a mudança de vaso dessa Sedum, que estava doente e necessitando de cuidados. 
Acompanhe o vídeo. 




Tem alguma dúvida? Não esqueça de deixar nos comentários. 
Siga nossas redes sociais:  Facebook , Instagram , Youtube .




sábado, 11 de fevereiro de 2017

Érica: Como cuidar!

Como cuidar de uma Érica 



Da família das Éricas (Cuféia ou Falsa Érica) esta flor tem origem na América do Sul, mas especificamente no Brasil. Uma planta de porte pequeno, de 30 a 40 centímetros e suas folhas são verdes em formato de lança, permanentes assim como o florescimento, que ocorre durante todo o ano. Ideal para ser cultivada em jardins, canteiros, sob cervas vivas, jardineiras ou entre pedras. 

1 - O seu porte pequeno torna a Érica uma planta ideal para ser cultivada em jardins e os cuidados são mínimos. Atenção a um fator: as Éricas não podem ser podadas, esta planta não resiste bem à poda e pode morrer por causa dela.

2 - O solo deve ser fértil e pode ser adubado com adição de matéria orgânica. Além da fertilidade o solo deve possuir boa vazão de água, porém, para o bom desenvolvimento da planta e suas flores é bom que esteja úmido.

3 – As Éricas gostam de climas quentes, portanto podem ficar à meia sombra ou com luz direta do sol. Apesar desta planta não apresentar quase nenhum grau de dificuldade no plantio, alguns cuidados devem ser tomados, a Érica não suporta temperaturas baixas, caso você viva em alguma região onde faz muito frio, seja o ano todo ou no inverno vale levar este fator em consideração.

4 - As Éricas e plantas de sua família são comuns para serem usadas em bonsais também por apresentar tronco semi-lenhoso e flores e folhas naturalmente pequenas.
Outra curiosidade é que a cor das flores costuma mudar de acordo com a idade da planta, sabendo que pode variar entre o branco e a cor roxa, mas com a idade as cores ficam mais claras e pode chegar a um tom de rosa.





6 -  Você pode plantar sua Érica em um vaso ou diretamente no chão:

Em um vaso:  Como plantar.

Como ela não cresce muito escolha um vaso de tamanho médio, por volta de 15 cm de boca, podendo trocar futuramente de acordo com a necessidade.
Coloque pedras ou argila expandida no fundo do vaso, para auxiliar na drenagem.
Use uma mistura de terra com esterco de boi ou mistura de plantio que você encontra em floricultura e só plantar. Ah! Não esqueça de tirar a embalagem plástica. 
Deixe um espaço na borda do vaso e coloque pedrisco de sua preferência  para decorar. Os pedriscos também ajudam a manter a umidade do solo. 
Agora é só regar e colocar no sol.



sábado, 4 de fevereiro de 2017

Senecio crassissimus: Vamos saber um pouquinho mais sobre ele?




O Senecio crassissimus é uma espécie de planta da família Asteraceae e é endêmica em Madagáscar.

É muito utilizada como planta ornamentais por sua belíssima forma e folhas com as bordas arroxeadas.



Descrição

O Senecio crassissimus é um sub-arbusto erecto e perene de até 60 cm de altura e 45 cm de largura, com hastes espessas e púrpuras, com 5 polegadas de comprimento, cera, cinza-prateado, Folhas obovadas (ovado, porém com o ápice mais largo do que a base), com margens roxas vivas, viradas para fora. No inverno a inflorescência sobe das pontas da haste até 60 cm (2 pés), tendo uma cabeça aberta ramificada de flores amarelas brilhantes semelhantes às margarida.
imagem retirada de http://worldofsucculents.com/wp-content/uploads/2016/10/Senecio-crassissimus-Vertical-Leaf-Senecio4.jpg
Senecio crassissimus




Retirado de http://worldofsucculents.com/wp-content/uploads/2016/10/Senecio-crassissimus-Vertical-Leaf-Senecio3.jpg
Senecio Florido




Como crescer e cuidar

Essas plantas são extremamente tolerantes à seca. Eles precisam de água, durante o verão, mas não deixe o solo encharcados por períodos prolongados. Durante o inverno, quando elas entram em dormência, permitir que o solo fique seco entre regas . Se eles estiverem  crescendo em solo arenoso, os nutrientes terão de ser repostos 1 vez ao ano. A grande quantidade de fertilizante pode causar estiolamento da planta.

Você pode podá-los na parte em que  o caule é mais firme, e no início da primavera . Aproveite para fazer mudas através das estacas que foram podadas.
Eles podem ser cultivados diretamente no solo ou em vasos. Quando cultivados em vasos, deixe em local bastante ventilado e ensolarado. 


Reprodução


As plantas podem ser divididas ou replantadas no início da primavera.

O Senecio pode ser cultivado a partir de sementes, estacas de folhas ou estacas de caule. As sementes preferem temperaturas quentes e umidade constante para germinar. A reprodução por folha também é simples, basta retirar a folha sem quebrar a base e depositar sobre a terra com a base da folha levemente enterrada (não regue demasiadamente para não apodrecer). As estacas, devem ser retiradas na fase de crescimento ou seja, primavera ou verão. Enterre as estacas em terra misturada com areira (1 parte de terra para 2 de areia grossa) para facilitar o enraizamento.

Estaca por folha (enraizada)





Aproveite agora que já sabe um pouquinho mais sobre essa planta maravilhosa e comece a cultivar uma também.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Na real: Como estão minhas plantas.

Olá Pessoal!

Passei alguns dias viajando e hoje mostro para vocês como ficaram minhas plantas após esses 10 dias fora. 

As plantas, como os animais, precisam de alguns cuidados para que continuem vivas e vistosas quando precisamos nos ausentar por mais tempo.

Sempre, no dia anterior das viagens, eu rego em abundancia e deixo uma pessoa orientada sobre como regar e o tempo de rega para vir em minha casa para cuidar. 

Assista o vídeo e veja como ficou.

E você, como faz para que suas plantas não morram  na sua ausência de casa?

Espero que gostem e não se esqueça de inscrever-se no Blog e no canal.

Siga nossas redes sociais: